quarta-feira, 28 de maio de 2014

RECURSOS  E  ESTRATÉGIAS  DE  COMUNICAÇÃO 

EM   BAIXA TECNOLOGIA


Os Transtornos Globais do Desenvolvimento (TGD) são distúrbios nas interações sociais recíprocas que costumam manifestar-se nos primeiros cinco anos de vida. Caracterizam-se pelos padrões de comunicação estereotipados e repetitivos, assim como pelo estreitamento nos interesses e nas atividades.
As estratégias e recursos de baixa tecnologia tem a finalidade de apoiar os alunos com TGD em seu desenvolvimento de habilidades comunicacionais e sua interação social. Apresentar as atividades do currículo escolar visualmente é outra ação que ajuda no processo de aprendizagem desses alunos. Deverão ser feitos ajustes nas atividades sempre que necessário
A comunicação alternativa ocupa um espaço direcionado principalmente para pessoas as quais possuem dificuldades na comunicação. Ela é caracterizada principalmente pelo uso de gestos, sinais, expressões corporais, entre outras variáveis. O método se baseia na organização do ambiente físico através de rotinas organizadas em quadros, painéis ou agendas - e sistemas de trabalho, de forma a adaptar o ambiente para tornar mais fácil para o aluno compreender o que se espera dele.
Os princípios norteadores deste método são:
  • Apoio visual
  • Rotinas
  • Sistema de trabalho
  • Estrutura física
  • Programação diária

Atividade para os pais acompanharem em casa

Descrição de imagem:
Uma agenda em formato vertical mostra uma sequência de símbolos para a primeira hora da manhã.
Cinco atividades estão representadas em símbolos: tomar banho, comer, escovar os dentes, pegar a mochila, ir para escola de ônibus.

Atividades para sala de aula

3 comentários:

  1. Olá Neusilene! Gostei do recurso apresentado, uma vez que é uma forma diferente de rotina da que eu apresentei em meu blog. De fato as crianças com TEA necessitam de quadros de rotinas que norteiem o dia a dia delas. Parabéns!

    ResponderEliminar
  2. Neusilene, você está de parabéns menina, continue sempre assim!!!

    ResponderEliminar
  3. Neusilene! Muito boa a atividade, visto que trabalha diretamente com o foco das principais necessidades das pessoas com TGD que é o estabelecimento de rotina e a comunicação. Tratando desses itens se tem uma resposta na socialização e maior interação desses educandos. Parabéns!!!

    ResponderEliminar