sábado, 19 de outubro de 2013

Jogos e/ou Atividades que poderão favorecer o Desenvolvimento e a Aprendizagem do aluno com Deficiência Intelectual


     Diversos estudos comprovam que é através do brinquedo, que a criança estabelece suas relações com a vida real. Ela vai experimentar sensações que já conhece e vai desenvolvendo regras de comportamento que imagina serem corretas. Para Vygotsky (1984), os elementos fundamentais da brincadeira são: a situação imaginária, a imitação e as regras. Segundo ele, sempre que brinca, a criança cria uma situação imaginária na qual assume um papel, que pode ser, inicialmente, a imitação de um adulto observado. Assim, ela traz consigo regras de comportamento que estão implícitas e são culturalmente constituídas. Vygotsky (1984) define a brincadeira como criadora de uma “zona de desenvolvimento proximal”, que seria o caminho que a criança percorrerá para desenvolver funções que estão em processo de amadurecimento e serão consolidadas em um nível de desenvolvimento real. Isso ocorre, já que no brinquedo, a criança age como se fosse mais velha do que é realmente. Para este autor: “No brinquedo, a criança sempre se comporta além do comportamento habitual da sua idade, além do seu comportamento diário; no brinquedo, é como se ela fosse maior do que é na realidade” (Vygotsky, 1984, p. 117). 


CORRE CUTIA

TIA

FAIXA ETÁRIA
Acima de 3 anos
ESTIMULAR
Socialização, Condicionamento físico, Agilidade, Atenção
PARTICIPANTES
5+

COMO BRINCAR

Todos os participantes, com exceção de um, ficam sentados em círculo. O que ficou de fora será o ‘pegador’. Com o lenço na mão ele andará lentamente em volta do círculo enquanto todos cantam uma rima que pode ser, por exemplo, Corre Cotia:

Corre cotia
Na casa da tia
Corre cipó
Na casa da avó
Lencinho na mão
Caiu no chão
Mocinha bonita
Do meu coração

No meio da cantoria o ‘pegador’ deixa cair, disfarçadamente, o lenço atrás de um dos jogadores. Quando o participante escolhido percebe que o lenço está atrás dele, começa a perseguição ao ‘pegador’, que deve correr para ocupar o lugar vago. Se for apanhado antes de chegar ao lugar vazio, o ‘pegador’ continua nessa função, mas se conseguir dar a volta e ocupar o lugar vago, é o jogador escolhido quem vira o ‘pegador’. 

ESTA BRINCADEIRA TAMBÉM SE CHAMA...
Pega lenço, lenço atrás

O Professor do AEE, ao propor esta brincadeira, deverá explicar as regras até todos compreenderem. Em seguida iniciar a brincadeira, durante a execução observar se o aluno com DI está acompanhando (cantando a canção), se ele está atento à brincadeira, observar se ele está respeitando as regras (socialização). Nesta atividade trabalhamos alguns dos mecanismos de aprendizagem do aluno com DI, como: atenção (perceber quando o colega deixa cair o lenço, se for ele o escolhido deverá sair como pegador rapidamente), memória (aprender a música e cantá-la junto com os colegas) e motivação (seguir o combinado para participar como pegador - saber esperar a sua vez).



O MESTRE MANDOU

O MESTRE MANDOU


FAIXA ETÁRIA
Acima de 4 anos
ESTIMULAR
Concentração, Imaginação, Coordenação motora, Agilidade, Atenção, Linguagem corporal
PARTICIPANTES
3+

COMO BRINCAR

Um dos participantes é encarregado de ser o mestre e ficará a frente dos outros jogadores. Ele dará as ordens e todos os seguidores deverão cumpri-las desde que sejam precedidas das palavras de ordem: “O mestre mandou” ou “Macaco Simão mandou”.

As ordens que não começarem com essas palavras não devem ser obedecidas. Por isso, esse é um jogo que exige bastante atenção, uma vez que será eliminado aquele que não cumprir as ordens ou cumprir as ordens sem as palavras de comando.

A diversão está na dificuldade das tarefas dadas pelo chefe, que pode pedir, por exemplo, que os seguidores tragam objetos de determinada cor ou façam uma sequência de atividades de uma vez só, como: “O mestre mandou... pular de um pé só mostrando a língua, girando e batendo palma!” 

ESTA BRINCADEIRA TAMBÉM SE CHAMA...

Meu mestre mandou, seu mestre mandou, Macaco Simão

Com esta brincadeira o professor do AEE poderá abordar diversos conceitos durante os comandos, como: buscar objetos com determinadas cores, tamanhos, texturas, formas e outros. Poderá trabalhar também com expressões faciais, o mestre mandou todos sorrirem, chorarem, fazer cara de espanto, etc. A coordenação motora/lateralidade poderá ser trabalhada ao solicitar que pulem de um pé só, levantem o braço direito, dê um tchau com a mão esquerda, entre outros.
Com estas e tantas outras opções, os mecanismos de aprendizagem estarão sendo trabalhados, principalmente a atenção, a transferência de aprendizagem e memória.

É isso aí, espero que vocês tenham gostado.








4 comentários:

  1. Excelente contribuição! Às vezes, ao pensarmos em jogos e atividades para alunos com DI ou mesmo para outros alunos acabamos nos esquecendo do quanto importante são as brincadeiras infantis para o desenvolvimento das crianças. Infelizmente a maioria de nossas crianças não tem mais a oportunidade de brincar como muitos de nós brincamos em nossa infância. Parabéns!

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  2. Obrigada amiga, concordo com você. Hoje as crianças não sabem brincar umas com as outras, brincadeiras de roda, então... temos que resgatar essas brincadeiras. Bjs

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  3. Muito bom a dica das brincadeiras infantis e as crianças gosta muito.

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  4. Neusilene, você lembrou de algumas brincadeiras que fez e ainda faz parte do desenvolvimento cognitivo das crianças, pois são brincadeiras saudáveis e muito fáceis de aprender. Parabéns!

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