segunda-feira, 29 de julho de 2013

Texto Fechamento_AEE

         O acesso à educação é direito de todos, sem discriminação, em igualdade de oportunidades.

         As Salas de Recursos Multifuncionais são espaços nos quais é realizado o Atendimento Educacional Especializado (AEE), preferencialmente ofertado na mesma escola comum onde o aluno estuda, pois, esta proximidade faz com que seja possível realizar trocas de experiências à medida que as necessidades vão surgindo e a buscar soluções para o bom desempenho escolar desses alunos. Portanto, cabe ao professor do AEE complementar/suplementar a formação do aluno com conhecimentos e recursos específicos que eliminam as barreiras às quais impedem ou limitam sua participação com autonomia e independência nas turmas comuns do ensino regular. Esta articulação entre o professor do AEE e o da sala de aula comum, na perspectiva de incluir o aluno, se faz essencial para o bom desempenho do aluno público alvo do AEE.
         Para a realização do trabalho se faz necessário a construção do plano de atendimento e para a construção deste, precisa-se realizar o ESTUDO DE CASO, pois será através dele que o professor irá conhecer o contexto educacional e familiar/social ao qual o educando está inserido, abordando suas dificuldades, habilidades, desejos, preferências, entre outras questões relacionadas ao seu cotidiano que com certeza, influenciará no seu desenvolvimento acadêmico.

         Após a realização do Estudo de Caso, o professor da SRM irá elaborar o Plano de AEE, que é o principal instrumento para a realização do Atendimento Educacional Especializado, pois este irá definir com clareza os objetivos a serem alcançados tanto na sala de recursos multifuncionais quanto na sala de aula comum. Propõe ações em parceria com o professor da sala de aula e planeja atividades a serem desenvolvidas na sala de recursos multifuncionais, estabelecendo o período para o desenvolvimento do plano e os resultados esperados. Em seguida, o professor avaliará a sua aplicabilidade e deverá, periodicamente, reavaliar o Plano de AEE, verificando se ele está surtindo os efeitos esperados e se precisa de ajustamentos.

6 comentários:

  1. Bom dia colega,
    Gostei de ter lido o seu texto, sua aprendizagem condiz com a minha, pois aprendemos muito sobre AEE, tomamos conciência do verdadeiro papeu do professor da sala MRS, assim como os passos que devem ser seguidos para que possamos atender a criança contemplada para este atendimento.

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  2. Bom dia colega,
    Gostei de ter lido o seu texto, sua aprendizagem condiz com a minha, pois aprendemos muito sobre AEE, tomamos consciência do verdadeiro papel do professor da sala de recursos multifuncionais, assim como os passos que devem ser seguidos para que possamos atender a criança contemplada para este atendimento.

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  3. Neusilene,
    Seu texto ficou muito esclarecedor, trazendo passo a passo, como é realizado o trabalho na Sala de Recursos Multifuncionais e sua finalidade. Parabéns pela postagem.

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  4. Obrigada Edna e Simone pelos comentários. É muito bom poder contar com a amizade de vocês. Espero que mesmo após o término do curso continuemos com esta parceria. bjs

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  5. Este comentário foi removido pelo autor.

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  6. Neusilene, seu texto ficou ótimo, percebo que as leituras e debates são de fundamentais importância, pois o compartilhamento das idéias e discussão nos favorece uma melhor compreensão dos temas estudados,

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